Curiosidades gaúchas sobre churrasco, chimarrão, suas tradições, folclore e comida típica.

A História do Arroz Carreteiro

Os gaúchos carreteiros deixavam suas famílias e com a querência na mochila do carreteiro contendo, charque (carne seca) e arroz, eles rasgavam distâncias com suas carroças de boi, passando por estâncias e matas fechadas, abrindo-as com facões, machados e foices e nas horas de descanso era feito o almoço ou jantar o arroz carreteiro. 

O que é M.T.G?

O M.T.G (Movimento Tradicionalista Gaúcho), que teve a sua primeira reunião realizada no dia 01/07/1954, com a participação no primeiro congresso do jovem Luís Carlos Barbosa Lessa, entre outros com a tese "O sentido e o Valor do Tradicionalismo". Até hoje existe este conselho que se reune todos os anos com o objetivo de preservar as tradições gaúchas.

O que é C.T.G?

C.T.G (Centro de Tradições Gaúchas), possuem geralmente sedes festivas urbanas e sedes campeiras, tradicionalmente o galpão é rústico, onde são realizados, fandangos (bailes), saraus de prendas, cursos de culinária, bordados e tranças, seminários culturais, concursos de danças, declamações, cantos e contos, na semana farropilha há rodeios e festas campeiras onde nunca faltam, um bom churrasco nem um bom chimarrão.